Todos os Direitos Reservados 2019/2020 © DBTEC

Avenida Arthur dos Santos, 313 • Água Preta • Pindamonhangaba-SP • Brasil • (12) 3642.9006 • dbtec@dbtec.com.br

Muito prazer, meu nome é LED!

Com o grande avanço tecnológico, o aumento significativo na produção e a sua popularização, os LEDs estão cada vez mais presentes nos diversos projetos inovadores atualmente. Entretanto essa história começou há muito tempo atrás

 

 

A primeira descrição sobre a eletroluminescência, o princípio básico do LED (Light Emitting Diode), foi escrita pelo britânico Henry Joseph Round no ano de 1907, que também foi conhecido como um dos pioneiros do rádio. Após 20 anos, o Russo Oleg Vladimirovich Lósev, publicou a primeira pesquisa divulgada sobre LEDs, mas morreu antes de desenvolver seu invento. Ambos eram especializados em telecomunicações e observaram que os semicondutores dos receptores de rádio emitiam luz quando a corrente elétrica passava por eles.

 

Em 1962 o engenheiro americano Nick Holonyak, que trabalhava na General Eletric, inventou o primeiro LED em espectro visível. Ele foi o primeiro a apostar que esta tecnologia substituiria as lâmpadas incandescentes. Mais adiante em 1990, os pesquisadores japoneses Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura criaram o LED azul, esse feito foi importantíssimo para a evolução, pois em combinação com LEDs de outras cores que já existiam desde a década 1960, possibilitaria a geração de luz branca. Esse feito posteriormente rendeu aos pesquisadores o prêmio Nobel de Física pela invenção do LED azul.

 

Uma tendência nos últimos anos, o OLED (Organic Light Emitting Diode), vem ganhando espaço e já é considerada a tecnologia do futuro.  A estrutura e a composição das camadas ultrafinas de material orgânico determinam a cor da luz emitida, e, a luz emitida por estes materiais podem ser ajustadas para praticamente todos os tipos de cor, incluindo a luz branca. Atualmente o OLED está em desenvolvimento, mas suas vantagens são grandes quando comparadas aos LEDs.

 

A DBTEC já integra em toda sua linha de sinalizadores a tecnologia LED, tudo para garantir a máxima eficiência energética, maior vida útil dos produtos e compromisso com o meio ambiente.

 

Please reload

Arquivo

Please reload

"Acreditamos que através da Qualidade do nosso trabalho, aumentaremos a quantidade e o volume dos nossos negócios, isto na prática, significa mais e melhores oportunidades para todos."

 

Donizeti Bueno Jr.

CEO