Todos os Direitos Reservados 2019/2020 © DBTEC

Avenida Arthur dos Santos, 313 • Água Preta • Pindamonhangaba-SP • Brasil • (12) 3642.9006 • dbtec@dbtec.com.br

NR-10 SEP – Sistema Elétrico de Potência

29 Jan 2018

Quais objetivos e campos de aplicação da norma NR-10?

O objetivo da norma regulamentadora 10, NR-10, é estabelecer os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e saúde dos profissionais que atuam direta ou indiretamente ou que interajam em instalações elétricas e serviços de eletricidade.

 

A NR-10 se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis

 

O que difere o NR-10 básico do NR-10 SEP?

O treinamento de NR-10 básico, se aplica a todos os profissionais que atuam diretamente em circuitos elétricos com classe de tensão até 1000V ou em suas proximidades, já o NR-10 SEP, se aplica a todos profissionais que atuam diretamente em circuitos elétricos energizados com classe de tensão superior a 1000V e que exerçam suas atividades dentro dos limites estabelecidos como zonas controladas e de risco.

 

Qual importância da capacitação em NR-10 SEP?

Todos os trabalhos envolvendo eletricidade, qualquer falha ou descumprimento de alguma norma ou orientação, pode ser fatal tanto para quem atua direta ou indiretamente em uma instalação elétrica, uma instalação elétrica ineficiente ou sem a devida qualidade, pode ocasionar incêndios, grandes curto circuitos, falhas em processos entre outros problemas ou riscos.

 

Quando se trata de alta tensão, os riscos aumentam, pois a chance de um acidente fatal, caso algum procedimento não seja seguido à risca, é muito grande e pode-se colocar a vida de toda equipe ou de pessoas próximas em risco.

 

O treinamento de NR-10 SEP, tem uma grande importância para segurança dos profissionais envolvidos em trabalhos com alta tensão, pois destaca todo procedimento para intervenção em linhas elétricas energizadas ou em proximidades, de maneira segura, bem como planejamento da atividade, isolamento de área, manobras de chaves, disjuntores, testes de detecção de tensão, aterramento temporário, meios de comunicação, restabelecimento de energia, entre outros procedimentos.

 

 

Precisando de profissionais altamente capacitados e pronto para atender a necessidade de sua empresa?

Entre os meses de Janeiro e Fevereiro de 2018, a DBTEC está capacitando alguns de seus profissionais para que possam atuar no sistema elétrico de potência, esta capacitação está sendo realizada por profissionais habilitados e capacitados, com grande experiência e atuação direta em sistemas elétricos de potência.

 

Este treinamento, terá duração de 40 horas, seguindo o cronograma exigido pela NR-10 em seu anexo II, subitem 2, com os conteúdos teóricos e práticos e contato com os equipamentos de proteção individuais e coletivos, bem como luvas, roupas, kit de aterramento temporário, detector de alta tensão, entre outros equipamentos e ferramentais necessárias para realização de um trabalho seguro e com um nível de qualidade diferenciado.

 

Todos estes profissionais que estão participando desta capacitação, já participaram do treinamento básico de 40 horas de NR-10 e tem grande experiência nas respectivas áreas de atuação, e agora com esta capacitação do SEP irão ofertar aos clientes a mesma qualidade atualmente empregada em trabalhos de baixa tensão, nos serviços de alta tensão, ou seja, acima de 1000V.

 

Conte com a DBTEC!

Conte com nossos profissionais especializados e altamente capacitados.

DBTEC, presente no Brasil, México e Europa!

Orgulho de ser Brasileira!

 

Referências bibliográficas

NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE - Portaria MTPS n.º 508, de 29 de abril de 2016;

ABNT NBR 5410: 2005 - Instalações elétricas de baixa tensão;

ABNT NBR 14039:2005 - Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 Kv;

ABNT NBR IEC 60694:2006 - Especificações comuns para normas de equipamentos de manobra de alta-tensão e mecanismos de comando.

 

Please reload

Arquivo

Please reload

"Acreditamos que através da Qualidade do nosso trabalho, aumentaremos a quantidade e o volume dos nossos negócios, isto na prática, significa mais e melhores oportunidades para todos."

 

Donizeti Bueno Jr.

CEO