Todos os Direitos Reservados 2019/2020 © DBTEC

Avenida Arthur dos Santos, 313 • Água Preta • Pindamonhangaba-SP • Brasil • (12) 3642.9006 • dbtec@dbtec.com.br

Análise de risco, o primeiro passo para se proteger contra descargas Atmosféricas

13 Dec 2017

Como verificar a necessidade, método, classe e grau de proteção de um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas - SPDA?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), publicou através da ABNT NBR 5419:2015 toda metodologia para se calcular a necessidade de um SPDA em determinada estrutura, quais componentes são homologados e como devem ser empregados, além de qual roteiro e parâmetros de manutenção ao longo da utilização do SPDA.

Em sua primeira parte, ABNT NBR 5419-1:2015 - Princípios gerais, a norma estabelece os requisitos para a determinação da proteção contra descargas atmosféricas, fornecendo todo subsidio para uso em projetos de SPDA.

Em sua segunda parte, ABNT NBR 5419-2:2015 - Gerenciamento de risco, a norma estabelece todos os requisitos para análise de risco em uma estrutura devido às descargas atmosféricas para a terra e tem como proposito fornecer um procedimento para avaliação de tais riscos.

Em sua terceira parte, ABNT NBR 5419-3:2015 - Danos físicos a estruturas e perigo à vida, a norma estabelece todos os requisitos para proteção de uma estrutura física, para proteção de seres vivos contra lesões causadas por tensões de passo e toque nas vizinhanças de um SPDA.

E por fim em sua quarta parte, ABNT NBR 5419-4:2015 - Sistemas elétricos e eletrônicos internos na estrutura, a norma fornece informações para o projeto, instalação, inspeção, manutenção e ensaios de sistemas de proteção elétricos e eletrônicos (Medidas de Proteção contra Surtos – MPS) para reduzir os riscos de danos de danos permanentes internos à estrutura devido aos impulsos eletromagnéticos de descargas atmosféricas.

 

Quem pode elaborar um projeto de SPDA e avaliar a real necessidade de um SPDA?

O profissional habilitado para realizar uma análise de risco e a partir daí definir se existe a necessidade de um SPDA para uma determinada estrutura ou instalação é o engenheiro eletricista, devidamente habilitado e com seu registro em dia no competente conselho de classe, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA.

 

Quais riscos de não realizar uma análise de risco?

Todo ambiente ou instalação comercial, industrial, ou aberto ao público ou não, como edifícios, prédios, hospitais, escolas, auditórios, teatros, entre outros que permitem grande circulação de pessoas, ou tenham risco de elevado de explosão, precisam de um alvará do corpo de bombeiros (AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), onde sem este documento o local fica interditado e proibido de abrir as portas ao público ou de até mesmo manter algum tipo de atividade dentro do mesmo.

Além do AVCB, a norma regulamentadora do ministério do trabalho, NR-10, também obriga que todo estabelecimento acima mencionado deve conter uma análise de risco para necessidade ou não de um SPDA e caminhando um pouco mais distante, qualquer seguradora exigem um laudo de SPDA e das instalações elétricas.

Um SPDA mal dimensionado ou mal instalado é pior que sua inexistência, pois além de passar a falsa proteção, pode aumentar infinitamente as chances de uma descarga atmosférica ao atingir a estrutura e nãos descarregar, causando incêndios, explosões e colocando em risco vidas, equipamentos e a própria estrutura em si.

 

Precisando de uma Análise de Risco? Conte com a DBTEC!

Conte com nossos profissionais habilitados a ajudá-lo a dimensionar seu SPDA da maneira mais viável, correta e segura.

 

DBTEC, presente no Brasil, México e Europa!

Orgulho de ser Brasileira!

 

Referências bibliográficas

NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE - Portaria MTPS n.º 508, de 29 de abril de 2016.

ABNT 5419:2015 Proteção contra descargas atmosféricas:

ABNT NBR 5419-1:2015 – Princípios Gerais;

ABNT NBR 5419-2:2015 Gerenciamento de risco;

ABNT NBR 5419-3:2015 Danos físicos a estruturas e perigo à vida;

ABNT NBR 5419-4:2015 Sistemas elétricos e eletrônicos internos na estrutura.

ABNT NBR 5410:2004 Instalações elétricas em baixa tensão.

Please reload

Arquivo

Please reload

"Acreditamos que através da Qualidade do nosso trabalho, aumentaremos a quantidade e o volume dos nossos negócios, isto na prática, significa mais e melhores oportunidades para todos."

 

Donizeti Bueno Jr.

CEO