Buscar
  • DBTEC

Organização e identificação de Painéis são partes fundamentais para a segurança dos equipamentos

Atualizado: há 3 dias

Um Painel Elétrico é um equipamento extremamente perigoso, os riscos de um acidente grave são enormes quando não operado corretamente, para que acidentes não aconteçam, diversas ações precisam ser tomadas, desde o projeto até o treinamento dos operadores. Uma das etapas mais importantes na montagem de Painéis Elétricos é a sua organização, componentes alinhados e cabos identificados podem reduzir drasticamente o erro humano na operação.

Painéis Elétricos possuem diversos componentes, que precisam estar dispostos em uma ordem lógica, com base na função e nos requisitos elétricos exigidos pelas normas vigentes. Agrupar os componentes de proteção do circuito em uma parte do painel ou próximo aos dispositivos necessários, separar os drivers em outra parte do painel e colocar hardware de PLC próximo à parte superior do painel são exemplos de ações que garantem uma maior segurança do projeto. Além disso, os componentes devem ser fixados na placa de montagem que contém trilhos apropriados para fixação e a passagem de cabos, feita por canaletas plásticas adequadas e antichamas.


Uma das ações mais importantes para garantir a organização dos componentes dentro do Painel Elétrico é o dimensionamento adequado do gabinete, definir o tamanho correto garantirá que todos os componentes se encaixem corretamente. A utilização de softwares como EPLAN e AUTOCAD, permitem modelar o layout de cada painel para garantir o dimensionamento adequado e eliminar a possibilidade de colisões de componentes imprevistas após a montagem, além de calcular espaço para uma possibilidade de expansão futura dos componentes.


Outra ação que aumentará a segurança do equipamento é a alocação de um botão de parada de emergência, este precisa estar em um local altamente visível e na porta do painel, longe de outros botões ou interfaces. Manter o botão de emergência separado de outras interfaces garante fácil acessibilidade em caso de emergência e também evita o envolvimento acidental de um operador ao interagir com o painel.


Por último, para facilitar a identificação e solução de problemas de componentes ou fiação, é necessário identificar cada cabo e dispositivo em um Painel Elétrico, utilizar uma tag em cada componente e seu ponto de ligação auxilia na manutenção do equipamento, deixando a manutenção mais rápida e segura. As etiquetas devem ser coladas em um local claramente visível na parte frontal do dispositivo, bem como em cada extremidade de um cabo, tendo assim um sistema eficiente e altamente confiável.


A DBTEC adota essas ações em todos os processos de montagens de Painéis Elétricos. Com mais de 20 anos no mercado, é prática da empresa ter atenção total aos detalhes, respeitar as normativas técnicas e de segurança como NR10 por exemplo, além disso, desde 2010 possui a certificação de Qualidade ISO9001, o que assegura ainda mais confiabilidade nos processos e no produto final.

32 visualizações

Todos os Direitos Reservados 2020-2022 ©

Av Arthur dos Santos, 313 • Pq. Industrial Água Preta • Pindamonhangaba • SP • Brasil • CEP 12404-289

(12) 3642 9006 • dbtec@dbtec.com.br