Buscar
  • DBTEC

NR-12, Mudanças de linha, Movimentação de máquinas e equipamentos.

Um projeto de adequação NR-12 deve abranger os diversos setores de uma unidade industrial, onde exista atividades de qualquer natureza que possa resultar em ferimentos durante a operação de suas máquinas e equipamentos.


Quando se fala em NR-12, se fala em projeto, dimensionamento, instalação, configuração e programação de dispositivos de segurança em máquinas e equipamentos, de acordo com sua categoria. Um exemplo desses dispositivos seria a instalação de barreiras de luz (cortinas de luz), que limitam a área de acesso ao equipamento que estiver em operação. Existem muitos outros, como as barreiras físicas (grades de proteções fixas e móveis), sensores de presença, relés e CLPs de Segurança, travas e dispositivos.


Após a implementação das adequações e instalação, se faz necessário também a revisão do procedimento de operação, manutenção e treinamento da equipe de operação e manutenção.


A adequação de máquinas e equipamentos à NR-12 é de grande importância e obrigatória para a indústria, equipamentos desprotegidos em uma linha de produção apresentam diversos riscos ao trabalhador e estar em conformidade com a norma, minimiza os riscos de acidente de trabalho, promovendo a integridade física dos profissionais que trabalham no local. O descumprimento da norma pelas empresas pode gerar multas, notificações, interdições e outras consequências.


Há alguns anos a DBTEC vem realizando serviços de implantações e adequações à NR-12, assim como, modernização de máquinas e equipamentos, mudanças de linhas e layouts, movimentações de máquinas, dentre outros. Algumas atividades do dia-a-dia são os serviços como desmontagem, preparação da infraestrutura, transporte do equipamento até o local definitivo, instalação elétrica, instalação pneumática e testes de funcionamento.


“No início estávamos preocupados com a barreira física instalada na área das máquinas, achávamos que pudesse atrapalhar o andamento do serviço, mas após o reinício das operações, o trabalho não perdeu a agilidade e conseguimos perceber a importância da prevenção de riscos. Agora todas as máquinas estão de acordo com a NR-12, gerando mais segurança para o operador e também para a empresa”, comentou o Operador de uma das máquinas que passou pela adequação NR-12.


“A área onde foi realizada toda mudança e movimentação de máquinas e equipamentos, ficou muito mais eficiente e permite que os operadores trabalhem com a máxima segurança e produtividade”, disse o Líder de Produção de um outro cliente e escopo executado pela DBTEC.



Os serviços na indústria, requerem capacitação profissional e muitas outras competências que visam não somente a qualidade, cumprimento de prazos e custos, mas principalmente a Segurança e o Planejamento para entrar em concordância com as necessidades dos clientes, que raramente conseguem deixar uma linha ou setor totalmente inoperante para que os serviços possam ser realizados, fazendo com que os trabalhos devam ser programados e realizados em horários extras, finais de semana e feriados.


O compromisso da DBTEC, sempre está voltado a atender plenamente às necessidades do cliente, entregando inclusive, sugestões e otimizações que só a expertise adquirida ao longo de anos de experiência pode proporcionar. E quando um reconhecimento como o que o Gerente de Produção de uma grande indústria é feito desta forma: Gostaria de agradecer toda equipe pela execução de mais uma etapa importante no projeto, com 100 % de acerto no cronograma e ainda por cima, conseguimos realizar toda a movimentação de máquinas e adequação NR-12 sem parar a produção da área”, só reforça e aumenta a responsabilidade da DBTEC e seus profissionais para seguir em frente atendendo cada vez melhor os clientes que trabalham ou venham a contratar a empresa.

55 visualizações

Todos os Direitos Reservados 2020-2022 ©

Av Arthur dos Santos, 313 • Pq. Industrial Água Preta • Pindamonhangaba • SP • Brasil • CEP 12404-289

(12) 3642 9006 • dbtec@dbtec.com.br