top of page
Buscar
  • Foto do escritorDBTEC

Geração de Energia Eólica promete grandes oportunidades de desenvolvimento em países emergentes

O Conselho Global de Energia Eólica (GWEC), realizado no último mês de fevereiro em Bruxelas, capital da Bélgica, publicou um relatório sobre as oportunidades de recuperação do desenvolvimento econômico através da Energia Eólica. O relatório destaca as grandes oportunidades socioeconômicas e ambientais inexploradas que podem ser desbloqueadas pela Energia Eólica em um grupo de países que possuem economias em desenvolvimento de 2022 a 2026.



O relatório se concentra em cinco países – Brasil, Índia, México, Filipinas e África do Sul – cada um dos quais enfrenta desafios específicos nos últimos anos, mas que possuem recursos significativos de energia eólica inexplorados que podem desbloquear rapidamente o crescimento econômico.


Os cinco estudos de caso quantificam uma série de impactos que resultariam da busca de uma estratégia de “recuperação verde”, em que a política pública concentre seus esforços na transição para energia limpa e acelere a implantação de projetos eólicos nos próximos cinco anos. Essa abordagem não apenas apoiaria os países em seu progresso na busca de energia limpa, mas também os permitiria obter uma série de benefícios socioeconômicos, desde a criação de empregos de longo prazo até a conservação da qualidade do ar e da água.

O Brasil, por exemplo, poderia criar mais de 500 mil empregos extras ao longo da vida útil dos parques eólicos se optasse pelo projeto de “recuperação verde” em vez de uma abordagem de negócios como de costume. O país poderia agregar bilhões de reais à economia e abastecer milhões de residências com energia limpa, enquanto observa uma redução de mais de 40% nas emissões de carbono durante esse período.


A Índia poderia economizar mais 200 milhões de toneladas de CO2 durante a vida útil de um parque eólico, o México poderia mais do que dobrar sua economia de emissão de carbono substituindo a geração de combustível fóssil por energias renováveis. Na África do Sul, a geração de empregos pode chegar em mais de 250 mil empregos extras e mais de 10 bilhões de Dólares de valor bruto agregado à economia ao longo de 25 anos, e nas Filipinas, mais de 1 bilhão de Dólares pode ser agregado à economia, com mais de 1.650MW de instalações eólicas concluídas sob uma abordagem mais ambiciosa.


A vantagem total das medidas de “Recuperação Verde” nos cinco países examinados no relatório pode chegar em 2 milhões de empregos novos ao longo de uma vida útil de 25 anos de projetos eólicos e quase 20GW de instalações de energia eólica adicionais, isso é o suficiente para abastecer cerca de 25 milhões de residências a cada ano a partir de 2026 e potencialmente economizar o equivalente a 714 milhões de toneladas de CO2 ao longo da vida útil dos parques eólicos.


A DBTEC trabalha há anos com diversas soluções e em diversos setores do mercado Eólico, fornecendo produtos com a certificação ISO9001 de qualidade, em conformidade com as normativas aplicáveis, atendendo a rigorosos critérios de homologações, gerando sinergia e entregando competitividade e segurança para os clientes.


Conte com a confiabilidade e energia DBTEC!

154 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page