Buscar
  • DBTEC

A relevância da Termografia na prevenção de riscos em Painéis Elétricos

Segundo a NFPA (National Fire Protection Association) avalia-se que 10% dos incêndios que acontecem estão associados as falhas do sistema elétrico, como falha de terminais, isolamento elétrico e componentes relacionados. A Lei de Regulamentos de Eletricidade no Trabalho de 1989, a Lei de Saúde e Segurança no Trabalho de 1974 e a BS 7671 (Regulamentos de Fiação IEE 17ª Edição conforme alterada) sugerem que a infraestrutura elétrica seja mantida e testada regularmente para garantir a conformidade com as diretrizes de segurança.

A Termografia em Painéis Elétricos é um teste realizado para observar potenciais riscos nos equipamentos, utilizando a luz infravermelha esse teste pode identificar cargas desequilibradas, conexões ruins, isolamento deteriorado ou quaisquer outros problemas em componentes energizados sem que haja a necessidade de desmontá-los.


Problemas como esses podem levar ao aumento dos custos de manutenção, possibilidade de falhas catastróficas do equipamento e uso excessivo de energia, resultando em interrupções não programadas de serviço, danos ao equipamento e outros problemas.


Mas por que o teste de termografia em Painéis Elétricos é tão importante?


A realização de um teste termográfico infravermelho destacará problemas com a infraestrutura elétrica sob carga, durante todo o processo de teste, essas áreas se manifestarão com temperaturas anormais mostradas na câmera de imagem térmica, além disso, as falhas podem fazer com que os operadores fiquem expostos a circuitos elétricos ativos, o que os torna propensos a ferimentos graves ou até mesmo a morte por eletrocussão. Ao detectar conexões de alta resistência e repará-las, a probabilidade de quebra dos fios elétricos e componentes relacionados será reduzida.


Outros benefícios de encontrar e reparar essas falhas são, a eficácia de custos que vem da conservação de energia e redução na taxa de desligamento e reparo. A alta resistência nos circuitos causa um aumento no fluxo de corrente, assim, quando o fluxo de corrente é aumentado, o consumo de energia resultante aumentará. Um grande consumo de corrente pode fazer com que componentes do circuito elétrico tenham danos severos e entrem em colapso prematuramente, como disjuntores, fusíveis e transformadores. Essas falhas resultam em interrupções de negócios resultantes e maiores custos de manutenção e reparo.


Os testes termográficos em Painéis Elétricos podem gerar grandes benefícios para a operação, são eles:

- Indica se os componentes e o sistema foram instalados corretamente e não estão danificados;

- Reduz o tempo de inatividade;

- Reduz o risco de falha do equipamento;

- Aumenta a segurança;

- Melhora a confiabilidade do sistema em geral;

- Reduz a exposição de responsabilidade dos instaladores;

- Melhora o desempenho do sistema elétrico;

- Determina se os componentes e sistemas operam corretamente e atendem à intenção do projeto;

- Determina se os componentes e sistemas estão em conformidade com as especificações do projeto;

- Economiza-se em manutenção corretiva.


O final do ano é um excelente período para programar suas paradas de manutenção, a DBTEC conta com uma equipe especializada em manutenções preventivas, desde o planejamento até a execução.


Por:

Robson Palomaro

Coordenador da Central de Orçamentos da DBTEC

50 visualizações

Todos os Direitos Reservados 2020-2022 ©

Av Arthur dos Santos, 313 • Pq. Industrial Água Preta • Pindamonhangaba • SP • Brasil • CEP 12404-289

(12) 3642 9006 • dbtec@dbtec.com.br