Buscar
  • DBTEC

A geração de resíduos sólidos no Brasil e a importância de fazer a nossa parte

Não é de hoje que a preocupação com a natureza e assuntos relacionados ao meio ambiente estão em alta nos noticiários mundo afora, a preservação de florestas, rios e mares são assuntos corriqueiros no dia-a-dia e são de extrema importância para todos. Sabemos que o nosso planeta precisa de cuidados e esses cuidados devem começar por nós mesmos.

A coleta seletiva de lixo é a maneira mais fácil de fazer a nossa parte e ajudar o meio ambiente, o programa de reciclagem já faz parte de diversos municípios do Brasil, separando os resíduos sólidos recicláveis dos resíduos comuns. O descarte correto já deve ser feito dentro de casa, desta forma os resíduos serão destinados para descarte de forma correta, lembrando que os resíduos recicláveis ainda podem gerar renda para muitas pessoas.


Segundo a Abrelpe, os dados revelam que, em 2018, foram gerados mais de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos no Brasil, sendo que 92% desses resíduos foi coletado. Ao mesmo tempo que podemos dizer que o nosso país possui um número elevado de resíduos coletados, outros números mostram que mais de 40% desses resíduos foram despejados em locais inadequados e sem segurança, ou seja, são quase 30 milhões de toneladas de lixo que acabaram indo para lixões ou aterros controlados, que não contam com um conjunto de sistemas e medidas necessários para dar segurança e proteger a saúde das pessoas, além de 2,3 milhões de toneladas de lixo que não foram recolhidos junto aos locais de geração.


Por conhecer todo este impacto e entender a importância de seu papel na comunidade, a DBTEC possui dentro de sua sede, bem como estendido para os locais onde realiza os serviços de manutenção, instalação e montagens eletromecânicas, ou seja, nas plantas dos clientes, um Programa de Coleta Seletiva constante. Os resíduos sólidos gerados em seu processo produtivo, são em sua imensa maioria recicláveis. Por este motivo, todos os colaboradores são orientados periodicamente a separar os resíduos para que sejam destinados a provedores devidamente certificados.


Para materiais considerados altamente prejudiciais ao meio ambiente, como pilhas e baterias, a DBTEC não só realiza a seleção, como incentiva todos os colaboradores a trazerem de suas residências e depositarem em coletores específicos, na entrada de sua sede, para destinar, através de um provedor qualificado e certificado, da forma mais correta e segura para o Meio Ambiente e para a Sociedade em Geral.


Mais do que nunca precisamos cuidar do meio ambiente, é nosso dever fazer a nossa parte e devemos começar agora.


O nosso planeta agradece!


Por:

Paulo Castro

Técnico em Segurança do Trabalho

24 visualizações

Todos os Direitos Reservados 2020-2022 ©

Av Arthur dos Santos, 313 • Pq. Industrial Água Preta • Pindamonhangaba • SP • Brasil • CEP 12404-289

(12) 3642 9006 • dbtec@dbtec.com.br